terça-feira, 16 de julho de 2013

O que é o amor pra você?


 "O que é o amor pra você?" é uma campanha baseada na poesia de Camões que define o amor como "fogo que arde sem se ver", que promove a comoção e a reflexão sobre o que realmente significa a palavra "amor" no íntimo de cada um. Para isso, foi feita a pergunta "o que é o amor pra você?" à algumas pessoas, e as respostas foram bastante variadas:

"Amor é uma tortura!" (anônimo)
"É banalizado hoje em dia. Amor é o que tu sente pela família e o que tu só vai sentir por alguém uma vez na vida." (Camila, 16 anos)
"Amor é como ter um botão e a cada vez que tu aperta o botão, tu ganha um soco. Depois de nove socos, um biscoito. Depois noventa e nove socos e um biscoito, depois novecentos e noventa e nove socos, um biscoito. E então um dia não tem mais biscoito." (João, 16 anos)
"É quando você aceita e adora ver a pessoa do jeito que ela é, e a acha linda!" (Phamela, 18 anos)
"Amar é gostar de pensar no outro!" (Felipe, 15 anos)
"Amar é querer tudo e se contentar com nada!" (anônimo)
"É a sensação de conforto ao estar próximo de alguém." (Otávio, 16 anos)

   Eu me empolguei e decidi entrar na onda e perguntar para algumas pessoas o que elas definem como "amor", e as definições que recebi foram lindas:
"Amor é você querer o bem, a felicidade e tudo de bom pra qualquer um, não importando se ele quer o mesmo para você. O amor deve ser altruísta: aquele que não quer nada em troca." (Matheus, 18 anos)
"É quando alguém gosta tanto de você que abre mão da felicidade por você. Quando alguém está do seu lado a todo momento mesmo que você não saiba ou não se importe, mesmo que você não mereça. Quando você acerta ela sabe o jeito certo de lhe parabenizar, mas quando erra também sabe te mostrar o caminho certo. É quando alguém não desiste de você tão fácil." (Camilla, 14 anos)
"É o laço entre amizade e respeito." (Rita de Cássia, 18 anos)
"Amor é ficar em baixo das cobertas bem quentinhos e depois brigar bastante mesmo sabendo que não levará a nada, e depois de resolvido brigar de novo. É falar besteira e sentir bem ao lado do outro, tendo certeza que o sentimento é recíproco." (Mateus, 19 anos)
"Bem, pra mim o amor é algo, um sentimento pra ser mais precisa, que te faz sorrir mais que os dias normais, ficar feliz por coisas bobas, sentir teu coração bater mais forte, que te faz ficar com borboletas no estômago. Sentimento que vai além do olhar, que tem toque, carinho, paixão..." (Joice, 17 anos)
    Fiz a pergunta à mim mesma e às criadoras da campanha para que pudéssemos refletir sobre o assunto. Confesso que demorei algum tempinho até entender o que penso sobre o amor, mas valeu muito a pena:
"Amor é uma coisa inexplicável, a gente não sabe o que é nem como é, mas sabemos que sentimos. E só é possível demostrar de fato o amor por meio de gestos pois nem palavras conseguem descrevê-lo." (Amanda, 15 anos)
"Amor é você olhar para a pessoa e sentir todo o seu corpo se iluminar - e você sorri, pelo simples fato de a pessoa estar ali." (Mahara, 14 anos)
"Amor. Bom e ruim, contrário a si mesmo, complexo. Amor de mãe, irmão, tio, amigo. Amor, um sentimento único e gigantesco, capaz de mudar até a mente mais odiosa e a guerra mais fria." (Tiffany, 14 anos)
"Amor é abraçar o desconhecido como se abraça o melhor amigo." (Vitória, 15 anos)
"O amor é a maior doença da vida, mas não é uma doença ruim e sim a melhor doença que podemos pegar e sentir por alguém." (Gabriela, 14 anos)
"Eu nunca conseguiria definir o amor. Mas sinto que estamos no mundo como seres que desejam absorver tudo, cada átomo, cada emoção, cada sentimento, e de repente entramos num sonho, num mundo paralelo, onde encontramos aquele tudo que tanto desejamos e com o qual tanto sonhamos... e este tudo cabe dentro de um abraço." (Giovana, 16 anos)
"É quando duas pessoas se completam em seus defeitos e se somam em suas qualidades. É quando olhamos um pássaro cantando e percebemos a presença do sentimento de Deus dentro dele, isso é amor." (eu, Karen)
  Depois de ler tantas definições diversas sobre a mesma coisa, eu quero saber, cá entre nós, o que é o amor pra você?

4 comentários:

  1. É a carência, é uma necessidade de ter alguém por perto, é aquela coisa que bate forte lá dentro, é quando você pensa na pessoa e da o sorriso bobo, é você precisar da pessoa mas não querer ela no momento, é aquilo que te completa, é aquilo que te fortalece mas te destrói, é quando você escuta uma música e pensa nele(a), faz você evoluir, é como uma experiência, mas tem que distinguir o amor e a paixão, as vezes o amor não foi certeiro, as vezes somos "dedo podre", mas no fim, encontramos, no fim conseguimos e no fim achamos o nosso amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. May, que reflexão linda! Definição maravilhosa! Obrigada por compartilhar com a gente essas palavras tão doces!

      Excluir
  2. Muitos não conseguem explicar,apenas sentir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Laura, o amor é indefinível pra muitos, mas basta senti-lo.

      Excluir

Lembre-se de ser educado!